Herdade da Cortesia Hotel, Avis, Portugal

Um paraíso na barragem do Maranhão…

item4a1

para receber a nossa e-news insira o seu email

outros lugares para conhecer no
item2

“Vínhamos para cá remar e com o passar do tempo trouxemos Americanos, arquitectos, consultores e auditores.

Juntámo-nos com as pessoas de Avis e vieram Dinamarqueses, Noruegueses, Holandeses e….Neo Zelandeses; alguns, depois de por cá passarem, até se tornaram Campeões Olímpicos.

As árvores ficaram todas de pé, apenas acrescentámos mais algumas. Ao Andaluz, o nosso Burro, arranjámos-lhe mais um amigo, o Catalão.

As perdizes, as lebres e os saca-rabos não fugiram, os javalis vão aparecendo.

Estamos contentes por recebê-lo num Alentejo que abraçamos e que consigo queremos partilhar.”

item4

São estas as palavras que o visitante encontra ao chegar à Herdade da Cortesia, em Avis.

Aberta desde Janeiro de 2009, esta Herdade que se encontrava esquecida no coração do Alentejo, nas margens da Barragem do Maranhão, no distrito de Portalegre, apaixonou um grupo de amigos que nada sabia de Hotelaria mas que depressa se identificou com o local e, envolvido num espírito empreendedor, não fez a pergunta “porquê?”, mas sim a pergunta “e porque não?”

item5
item6

Em Avis, terra de D. João I, a água mistura-se com as árvores, as águias com os javalis e o azeite com o pão e aquele fabuloso vinho Alentejano.

São os ingredientes com que a Natureza brindou terras que já foram dos Frades de Évora, comenda de Calatrava, mais tarde do Mestre de Avis e que este grupo de jovens decidiu colocar no mapa da geografia actual e mostrar ao Mundo o melhor que o Alentejo e Portugal podem oferecer a qualquer tipo de viajante.

Este Hotel de quatro estrelas nasceu com a Natureza e para a respeitar. Por essa razão, a principal preocupação dos Arquitectos Pedro Alte da Veiga e Klauss Gruner foi integrar na paisagem alentejana um espaço moderno, confortável, aberto para o campo e com respeito pelas novas regras de eficiência energética.

O resultado destas preocupações foi uma atmosfera altamente orgânica que se espalha pelo terreno e nos transporta para o exterior da Herdade.

item7
item8

Os terraços dos quartos são utilizados como zonas de lounge e de bem-estar, o restaurante com uma vista de 180º e a piscina que mergulha e se estende pelo Alentejo, são alguns dos fortes emblemas da Herdade da Cortesia.

Na cozinha os produtos e pratos do Alentejo, sempre bem apresentados, são soberanos, mas a ementa contempla também um caril de camarão em cone folhado, um bife do lombo em Bluecheese e outras iguarias que ficam por revelar…

item11

O Alentejo comanda também a carta de vinhos, os locais como as Terras D’Alter, Rovisco Garcia, que fornece também o azeite, Fundação Abreu Callado, Herdade Fonte Paredes e Mouchão são as principais escolhas. Os queijos de ovelha de Sousel e os enchidos do Ervedal marcam forte presença em qualquer conversa à lareira ou ao pôr-do-sol.

 

Nos quartos nada foi deixado ao acaso. As camas são King size, os lençóis das camas respeitam o silêncio de uma noite alentejana ao sabor das estrelas e o pequeno-almoço não tem horas.

As horas para acordar são as suas e, se por acaso ficou a gozar uma boa manhã de descanso, não tem que ir a correr para o pequeno-almoço porque ele não tem horas. É nesta refeição que o sumo de laranja natural brilha, os iogurtes biológicos e a limonada feita com limões apanhados na véspera juntam-se ao pão de quilo alentejano com doce de abóbora.

item13
n

Durante o dia as opções são várias. Pode visitar o Fluviário de Mora, a Coudelaria de Alter e um passeio a pé pela Vila é também aconselhável.

Para aqueles que querem ficar pela Herdade as opções vão do céu à água. Pode reservar um passeio de balão, um passeio de Charrete, uma aula de volteio, ou partilhar com os inúmeros campeões Olímpicos de remo, hóspedes regulares do Hotel, as águas da barragem. A Herdade proporciona bonitos passeios de barco durante todo o dia, onde pode ver milhafres a pescar e ninhos de cegonhas; e, para os mais românticos, um jantar no barco ou na ilha com uma ementa de lagosta e vieiras.

o

Na piscina – de vinte e cinco metros com dois e quarenta de profundidade – o gaspacho frio alentejano e a sopa fria de melão com presunto são autênticos néctares para uma tarde quente de Verão Alentejano. Para os apreciadores fica por revelar o Gin Tónico de Cortesia servido em balão.

Para não fugir às regras da Herdade, os banhos nocturnos na piscina são prática comum e o Checkout não tem horas. Para quê ir embora tão cedo se este Alentejo de cortesia nos convida a ficar?

n1

www.herdadedacortesia.com

mg0258

Villa Extramuros, Arraiolos

Numa região rica de história milenar, é uma villa-hotel íntima com um toque contemporâneo…

PaáoFachada

L’And Vineyards, Montemor-o-Novo

"Wine resort” exclusivo, com apenas 22 suites, que  integra a arquitectura  na Natureza…

item3a
pinterest
twitter1
fb1

NORTE DE ÁFRICA & MÉDIO ORIENTE   •   ÁFRICA & ÍNDICO   •   AMÉRICA DO SUL & CENTRAL   •   CARAÍBAS   •   AMÉRICA DO NORTE   •   EUROPA   •   ORIENTE   •   OCEÂNIA & PACÍFICO